COMUNICADO

UFRRJ realiza primeira contribuição no Fluxo Colaborativo dos sistemas SIG-UFRN

Publicado em 01/07/2020

É com imensa satisfação que comunicamos as primeiras contribuições oficiais de código através do fluxo colaborativo aos sistemas SIG-UFRN. Entendemos que essa é uma conquista de todas aquelas instituições e pessoas que passaram pelo projeto desde os primórdios, do agora longínquo ano de 2008, até os dias atuais. Com o tempo e após valorosas críticas recebidas, passamos a entender que, por mais conhecimento e experiência que possuímos na manutenção e evolução dos sistemas SIG-UFRN, essa capacidade poderia ser ampliada com a implantação de um modelo que possuísse transparência e permitisse a colaboração voluntária. 


Em meio a diversas incertezas sobre a viabilidade (e até mesmo possibilidade) de criar um processo de desenvolvimento descentralizado que permitisse a manutenção e evolução independente de múltiplas versões de um mesmo software, preservando a compatibilidade entre elas, implantamos o sistema de controle de versão Git internamente em 2016 e aprimoramos sua utilização para nos prepararmos para posterior implantação e divulgação pública do fluxo colaborativo realizada no Workshop-SINFO-2018, através da apresentação "Fluxo Colaborativo de Compartilhamento de Código Para Cooperação Técnica": Vídeo e Slides


Desde o início, sabíamos dos grandes desafios que seriam enfrentados pela UFRN e demais instituições da rede para que o modelo fosse efetivamente compreendido e adotado. Porém, nunca tivemos dúvida dos recompensadores benefícios que seriam obtidos. E aqui estamos hoje, compartilhando com todos o recebimento e a efetiva integração oficial, através do fluxo colaborativo, dos primeiros códigos desenvolvidos (de forma voluntária) por colaboradores de outras instituições.  


Um agradecimento especial à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fábio Cardozo, Caio Sabadin e demais colaboradores que são a primeira instituição e colaborador a disponibilizar, na versão oficial do SIGRH no repositório de referência dos sistemas, um recurso inicialmente desenvolvido apenas para sua versão institucional local*. Atualmente, contribuições de código nos demais sistemas e arquitetura dos SIG-UFRN estão em plena execução descentralizada e independente em diversas instituições envolvendo colaboradores por todo o país. Mas é importante frisar que o intuito do fluxo colaborativo é que essa possibilidade de contribuição se estenda também a questões de negócio, documentação, testes e homologação, permitindo, assim, que os sistemas possam ser cada vez mais produtos de software cuja identidade seja formada pela rede e atenda, assim, à realidade de todas instituições parceiras da forma mais satisfatória possível. 


Por fim, gostaríamos de desejar serenidade e saúde a todos e suas respectivas famílias neste momento singular e desafiador que vivenciamos. Estejam certos de que a UFRN e SINFO continuarão firmes na missão de evolução e suporte aos sistemas SIG-UFRN, buscando sempre a excelência e inovação no serviço público brasileiro. 


 


* A UFRRJ realizou duas contribuições, disponibilizadas na Versão 4.47.3 do SIGRH: A adição de um parâmetro que pode notificar o servidor por e-mail quando uma ocorrência for cadastrada para ele e uma correção de erro em auxílios/solicitações.

Outras notícias

Mais notícias
« Voltar