Redes Ciclo e IFES


Erro

Informações Gerais

Veja o fluxo de erro.

  1. A informação do erro deve chegar a UFRN através de tarefa do iProject.
    1. A tarefa deve ser aberta com tipo, a depender da situação:
    2. Execução: Dados nulos, pequenas falhas de programação, páginas em branco, comportamento inesperado.
    3. Negócio/validação: Negócio - Erro na análise de requisitos por entendimento de comportamento errado. Validação - Erros de verificação em operações que representam simples validações de valores, prazos, datas, etc…
    4. Ambiente: De responsabilidade da organização com o suporte da UFRN.
    5. Notificação de Erro: Erro corrigido pela instituição parceira e que deseja submeter para UFRN adicionar no repositório de referência.
  2. A Instituição deve abrir tarefa no iProject informando:
    1. Ocorreu em ambiente de cooperação?
    2. Versão do sistema.
    3. Funcionalidade acessada, detalhando o caminho.
    4. Usuário utilizado.
    5. Descrição do problema, detalhando o máximo possível.
    6. Log do erro no servidor (StackTrace)
    7. Printscreen da tela.
  3. A institução deve acompanhar o andamento de suas demandas e responder qualquer questionamento realizado nela ou enviar informações necessárias para que a simulação seja realizada em um ambiente local.


Identificou um erro, como proceder?

Fluxo de Erro 1

  1. Instituição encontrou um erro no sistema.
  2. A instituição deve verificar se o problema acontece apenas no seu ambiente ou nos sistemas de referência.
  3. Problema no ambiente de referência: abrir tarefa no Iproject com a descrição do problema, indicando o caminho da funcionalidade, a versão do sistema e os dados (usuário, opção escolhida etc) necessários para simular a ocorrência.
  4. Problema no ambiente da instituição: instituição deve verificar se as versões recentes publicadas pela UFRN no repositório de cooperação já possuem a correção do problema relatado e/ou verificar se não se trata de um problema de configuração e/ou ausência de dados, caso seja, utilizar o banco de referência para obtê-los. Se o erro permanecer deve ser aberta tarefa no iProject com a descrição do problema, indicando o caminho da funcionalidade, versão do sistema, usuário, log de erro e backup do banco de dados.
  5. A UFRN realizará correção e disponibilizará ajuste.


Caso a instituição corrija o erro, como proceder?

Fluxo de notificação de erro

  1. A Instituição deve abrir tarefa no iProjectdo tipo "Notificação de Erro" informando:
    1. Versão do sistema.
    2. Ocorreu em ambiente de cooperação?
    3. Descrição do problema, detalhando o máximo possível.
    4. Proposta de solução, indicando o código antes e depois.
  2. Os links de acesso ao ambiente de referência e ferramentas estão disponíveis em no Wiki.
  3. A UFRN avaliará o código enviado para saber o impacto do novo código e incorporará ao ambiente de referência ou desenvolverá a correção para o problema indicado.


Principais status das tarefas para as instituições parceiras:

 

Veja o fluxo de como uma demanda tramita no iProject.

  • Aberta: Tarefa criada pelo solicitante. É necessário que se tenha simulado o problema no ambiente de cooperação (cooperacao.info.ufrn.br).
  • Pendente de Análise Técnica: Tarefa visualizada pelo consultor de negócio. Na análise o consultor irá simular o problema nos ambientes da UFRN e irá encaminhar para o coordenador da equipe de desenvolvimento. Caso o problema relatado não ocorra nos ambientes internos da UFRN (produção, homologação, desenvolvimento ou testes), deve ser repassada ao consultor técnico do sistema em questão para avaliação e verificação no ambiente de cooperação.
  • Em desenvolvimento: A tarefa foi encaminhada para um desenvolvedor iniciar a correção.
  • Aguardando Retorno: A equipe da UFRN precisa de alguma resposta do solicitante. A tarefa ficará parada até o atendimento pela parte do solicitante.
  • Em produção: O problema descrito na tarefa foi resolvido e enviado para o ambiente de produção da UFRN.
  • Concluída: A correção da tarefa foi disponibilizada para as instituições parceiras em uma nova versão. O solicitante atualiza para a nova versão e verifica se o problema foi solucionado.
  • Finalizada: O problema foi solucionado.
  • Reaberta: O problema não foi solucionado e é criada uma nova tarefa.